03/12/2021
Leia Após a Publicidade:
O corpo de um adulto humano é 70% composto de água – isso demonstra o tamanho da importância da água no bom funcionamento de nossas atividades metabólicas. Durante as estações quentes, a perda de líquidos diária é maior do que o normal, exigindo uma atenção especial para a hidratação do corpo. Os dois litros diários recomendados pelos médicos podem não ser suficientes nos dias de calor intenso. No verão, não esqueça de incorporar água de coco, chás gelados e frutas in natura como opções para manter sua hidratação sempre em dia.
Conheça agora as razões que fazem o corpo perder mais água durante o verão e entenda a importância de manter-se bem hidratado nos dias de calor:
Continua após Publicidade:
CONTROLE DA TEMPERATURA
O corpo humano possui uma função chamada “termorregulação”: a capacidade de equilibrar a temperatura interna do organismo com a temperatura externa do meio onde a pessoa se encontra. Tal função é de extrema importância para o funcionamento estável do organismo, não permitindo que o corpo superaqueça e exceda os 37ºC, e nem que resfrie demasiadamente e vá abaixo dos 36ºC (com pequenas variações associadas ao metabolismo corporal de cada indivíduo).
Publicidade:
Durante o verão, a temperatura externa ao corpo sobe consideravelmente, fazendo com que o corpo precise se resfriar mais para manter o equilíbrio. O resfriamento do corpo se dá através da transpiração, que consiste na eliminação da água interna do corpo em grande quantidade. Quanto mais quente está o ambiente, mais o corpo transpira – consequentemente, mais água é perdida. Este é o principal motivo que faz a hidratação ser tão importante no verão: repor a água que o corpo elimina mantendo a temperatura adequada no organismo.
Publicidade:
FUGIR DO QUADRO DE DESIDRATAÇÃO
Com o aumento da transpiração, consequentemente o corpo elimina uma quantidade de água muito maior do que o comum. Tal perda constante aumenta o risco de chegar em um nível extremamente baixo de água no organismo, configurando quadro de desidratação: condição onde não há água suficiente para o desempenho eficaz das funções básicas do corpo, originando desconfortos como dor de cabeça, prisão de ventre, cansaço, tontura, vertigem, náuseas e sensação constante de boca seca.
A única forma de fugir da desidratação é ingerindo uma quantidade de líquidos maior do que a eliminada pelo corpo. Para isso, mantenha uma garrafinha sempre à mão e capriche na ingestão de líquidos!
Publicidade:
REPOR A PERDA NATURAL
Naturalmente, o corpo elimina cerca de dois litros e meio de água todos os dias, através de algumas funções metabólicas como a urina, fezes, saliva, produção da bile, respiração e transpiração. Como a transpiração é mais intensa no verão, a perda de água natural do corpo é intensificada – além da água, perdem-se também sais minerais, cuja falta pode desencadear uma série de complicações no organismo. Por isso, a reposição de líquidos deve estar entre os principais cuidados do verão.
Publicidade:
MANUTENÇÃO DOS PROCESSOS ORGÂNICOS
São muitas as funções vitais do corpo que dependem da água para funcionar corretamente: ligações químicas entre moléculas, solubilização de substâncias, transporte de nutrientes, respiração, eliminação de toxinas prejudiciais ao organismo, atividade de todos os órgãos, entre tantas outras. Quando há quantidade de água insuficiente no corpo, todos estes processos são danificados – o organismo pode entrar em colapso caso a desidratação atinja níveis extremos.
Neste verão, fique atento à hidratação do seu corpo para curtir o calor sem abrir mão da saúde.
Publicidade: