GRAVE: senador dos EUA pede sansões ao Brasil por aceitar navios de guerra do Irã
Leia após a publicidade
O senador americano Ted Cruz afirmou que a entrada de dois navios de guerra do Irã em portos brasileiros “é um desenvolvimento perigoso e uma ameaça direta à segurança dos americanos”. A declaração do republicano foi proferida nesta nesta terça-feira (2) em seu site oficial.
As embarcações receberem aval do porto do Rio de Janeiro no último domingo (27) e devem entender até a sexta-feira (4).
Cruz diz, em nota, que os Estados Unidos têm leis antiterrorismo que preveem respostas “a essas ameaças”, incluindo aplicação de sanções contra o porto brasileiro e empresas que prestarem serviços às embarcações iranianas.
— Esses navios de guerra iranianos já estão sancionados e, portanto, o porto do Rio de Janeiro onde aportaram agora corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos – e também todas as empresas estrangeiras que se envolverem com o porto ou dessas empresas brasileiras no futuro — diz o texto.
No documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é enquadrado como um “chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses”. O senador frisa que Joe Biden deve tomar medidas imediatas contra a presença dos navios de guerra iranianos no Brasil.
— A administração Biden é obrigada a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-los a fazê-lo — acrescenta o posicionamento.
Fuga de detentos em Palmas (PR): Marcos Ferreira e Claudiomiro Chagas escapam durante trabalho externo
Dois detentos identificados como Marcos Ferreira e Claudiomiro Chagas fugiram ...