GRAVE: senador dos EUA pede sansões ao Brasil por aceitar navios de guerra do Irã
Leia após a publicidade
O senador americano Ted Cruz afirmou que a entrada de dois navios de guerra do Irã em portos brasileiros “é um desenvolvimento perigoso e uma ameaça direta à segurança dos americanos”. A declaração do republicano foi proferida nesta nesta terça-feira (2) em seu site oficial.
As embarcações receberem aval do porto do Rio de Janeiro no último domingo (27) e devem entender até a sexta-feira (4).
Cruz diz, em nota, que os Estados Unidos têm leis antiterrorismo que preveem respostas “a essas ameaças”, incluindo aplicação de sanções contra o porto brasileiro e empresas que prestarem serviços às embarcações iranianas.
— Esses navios de guerra iranianos já estão sancionados e, portanto, o porto do Rio de Janeiro onde aportaram agora corre o risco de sanções incapacitantes, assim como quaisquer empresas brasileiras que lhes prestaram serviços ou aceitaram pagamentos – e também todas as empresas estrangeiras que se envolverem com o porto ou dessas empresas brasileiras no futuro — diz o texto.
No documento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é enquadrado como um “chavista alinhado contra os Estados Unidos e nossos interesses”. O senador frisa que Joe Biden deve tomar medidas imediatas contra a presença dos navios de guerra iranianos no Brasil.
— A administração Biden é obrigada a impor sanções relevantes, reavaliar a cooperação do Brasil com os esforços antiterroristas dos EUA e reexaminar se o Brasil está mantendo medidas antiterroristas eficazes em seus portos. Se o governo não o fizer, o Congresso deve forçá-los a fazê-lo — acrescenta o posicionamento.
LEIA APÓS A PUBLICIDADE:
A Sudati, empresa de destaque no setor de madeira industrializada, anunciou nesta semana uma reestruturação pontual no quadro de colaboradores, como ...
Marini Compensados anuncia férias coletivas para mais de 600 trabalhadores
Leia após a publicidade:
Indústria busca alternativas enquanto acompanha cenário de tensão comercial entre Brasil e ...