11/10/2023
A partir das primeiras horas desta quarta-feira, dia 11, prevê-se a ocorrência de novos episódios de tempestades na Região Sul do Brasil. Essas condições climáticas iniciarão no oeste-noroeste da região e se estenderão até a quinta-feira, dia 12.
LEIA APÓS A PUBLICIDADE:
A combinação de um ambiente com ar quente e úmido, distúrbios nos ventos em altitudes superiores e a passagem de uma frente fria resultarão na formação de extensas áreas de instabilidade. Isso resultará em precipitações intensas, rajadas de vento excedendo os 80 km/h em algumas áreas e a possibilidade de granizo. Esses fenômenos meteorológicos se manifestarão sobretudo entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina ao longo do dia de quarta-feira.
Na quinta-feira, a entrada de uma massa de ar frio, associada a um sistema de alta pressão, impulsionará a frente fria e a instabilidade em direção ao Paraná, áreas de Mato Grosso do Sul e as regiões sul, leste e nordeste de São Paulo, incluindo a capital paulista. Isso resultará no agravamento das tempestades nessas áreas (conforme ilustrado na Figura 1).
Figura 1: Projeção de acumulação de precipitação conforme o modelo Cosmo 7 km, do horário das 21h do dia 11/10/23 até as 21h (horário de Brasília) do dia 12/10/23.
Os maiores índices de acumulação de chuva estão previstos para a região que abrange a metade norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, com quantidades variando entre 50 e 100 milímetros (mm), podendo superar 100 mm em pontos isolados (ver Figura 2).
Figura 2: Projeção de acumulação de precipitação pelo modelo Cosmo 2,8 km, a partir das 9h do dia 11/10/23 até as 9h (horário de Brasília) do dia 12/10/23.
Já na sexta-feira, dia 13, a massa de ar frio e seco dissipará as instabilidades, concentrando as chuvas nas regiões norte do Paraná, leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Isso resultará em um cenário de instabilidade com tempestades localizadas nessas áreas, que também poderão afetar o sul de Goiás.
Haverá uma acentuada queda nas temperaturas entre quinta-feira e sábado em partes da Região Sul, com mínimas previstas em torno de 5°C na Campanha Gaúcha e nas serras Gaúcha e Catarinense. Há até a possibilidade de ocorrência de geada fraca e isolada em alguns municípios dessas áreas nas primeiras horas de sexta-feira e sábado (ver Figura 3).
Figura 3: Mapa de temperaturas mínimas previstas, conforme o modelo Cosmo, para a madrugada de sábado, dia 14.
O INMET, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.