06/02/2024
Forças de segurança desencadeiam megaoperação contra organização criminosa em Quedas do Iguaçu
Nesta terça-feira (6), uma imponente operação policial foi desencadeada em Quedas do Iguaçu, no Oeste do Paraná, marcando uma ofensiva coordenada das autoridades contra uma organização criminosa envolvida em atividades ilícitas que assolam a região. A Polícia Civil do Paraná (PCPR), a Polícia Militar (PMPR) e a Polícia Penal do Paraná (PPPR) se uniram para executar 103 ordens judiciais contra uma rede que tem vínculos com o tráfico de drogas, homicídios e furtos na área.
Entre as ordens judiciais, destacam-se 53 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão preventiva. Esta ação abrangente está em curso em várias cidades não apenas do Paraná, mas também de outros estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, abrangendo localidades como São João, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Lindoeste, Três Barras do Paraná, Cascavel, Espigão Alto do Iguaçu, Palmas, Campinas, Mundo Novo, Sapezal e Indaial.
O esforço conjunto das autoridades paranaenses recebeu o apoio das polícias civis dos estados vizinhos e da Secretaria de Segurança do Mato Grosso. Mais de 300 agentes policiais estão envolvidos nessa operação, apoiados por helicópteros da PCPR e da PMPR, além de cães treinados.
O objetivo primordial da megaoperação é combater firmemente o tráfico de drogas e neutralizar indivíduos associados a crimes graves, como homicídios e furtos, que têm afligido a comunidade de Quedas do Iguaçu.
Os dados estatísticos dos crimes na região são alarmantes: em 2023, foram registrados 19 homicídios consumados e 11 tentados no município. As investigações de alta complexidade conduzidas pela PCPR revelaram uma trama intricada de disputas pelo monopólio do tráfico de drogas como um dos principais motores por trás da violência.
Os crimes sob investigação incluem homicídio consumado e tentado, tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo agravado, furto qualificado e feminicídio. Esta ação determinada das forças de segurança visa restaurar a paz e a segurança na comunidade, proporcionando um ambiente mais seguro e protegido para os cidadãos de Quedas do Iguaçu.