03/11/2023

Brasileiros ficam fora da 3ª lista de autorizados a deixar Gaza

Nesta sexta-feira (3), uma nova lista com o nome de 571 estrangeiros autorizados a deixar a Faixa de Gaza foi divulgada, entretanto, não há brasileiros entre os beneficiados. Do total de 571 pessoas listadas, 367 são cidadãos dos Estados Unidos, e outros 127 são britânicos. Além disso, a lista inclui pessoas de países como Alemanha, Itália, Indonésia e México, como informado pela Representação do Brasil em Ramala, localizada na Cisjordânia.

Na lista anterior, divulgada na quinta-feira (2), havia 576 estrangeiros autorizados a deixar Gaza, sendo 400 deles dos Estados Unidos. Além disso, havia cidadãos de países como Azerbaijão, Barhein, Bélgica, Coreia do Sul, Croácia, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Macedônia, México, Suíça, Sri Lanka e Tchade.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, teve uma conversa na quinta-feira com o chanceler do Egito, Sameh Shoukry, na qual reiterou o pedido para que os brasileiros retidos na Faixa de Gaza possam passar pela fronteira de Rafah.

Os 34 brasileiros estão atualmente abrigados nas cidades de Khan Younes e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. O Itamaraty informa que um plano de resgate está preparado, incluindo assistência desde a saída da Faixa de Gaza, com equipes, ônibus, medicamentos e alimentação, até o embarque no Aeroporto do Cairo, onde um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está pronto para recebê-los.

A primeira lista de estrangeiros autorizados a deixar a área do conflito na Faixa de Gaza, que foi alvo de bombardeios por parte de Israel, foi divulgada na quarta-feira (1º). O Itamaraty expressa a expectativa de que, em breve, os brasileiros sejam incluídos na lista para deixar a região.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.