Ciclone extratropical de novo no PR? Previsão é de chuva e ventos de até 100 km/h
Alerta Laranja Emitido pelo INMET para o Sul do País, Incluindo o Paraná, a Partir de Sexta-feira
Leia após a publicidade:
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um comunicado de alerta laranja destinado à região sul do país, abrangendo também o estado do Paraná, a partir desta sexta-feira, dia 18.
De acordo com informações do INMET, a área afetada pode esperar condições meteorológicas adversas, caracterizadas por níveis significativos de precipitação pluviométrica, que deverão variar entre 30 e 60 mm por hora, ou até mesmo atingir a marca de 50 a 100 mm por dia. Além disso, são esperados ventos intensos, com velocidades entre 60 e 100 km/h, e o risco iminente de queda de granizo. Tais condições climáticas aumentam as chances de ocorrência de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos às plantações, quedas de árvores e potenciais alagamentos.
Previsão Meteorológica do Simepar para o Fim de Semana em Curitiba
A previsão do tempo divulgada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) indica que a cidade de Curitiba enfrentará um fim de semana marcado por chuvas e declínio nas temperaturas.
No sábado, a temperatura máxima prevista é de 20°C, enquanto a mínima deverá atingir os 12°C. Já para o domingo, a situação se agravará ainda mais, com uma máxima de 15°C e uma mínima baixando para 11°C.
A população está sendo aconselhada a se manter informada sobre as atualizações climáticas e tomar as devidas precauções diante das condições adversas previstas.
Mantenha-se Informado: Fique atento às previsões meteorológicas e aos alertas emitidos pelas autoridades locais. Esteja preparado para qualquer mudança nas condições climáticas.
Fique em um Local Seguro: Procure abrigo em um local seguro, como uma construção sólida, longe de árvores, postes de energia e estruturas que possam ceder. Evite áreas propensas a alagamentos.
Evite Estradas e Pontes: Evite dirigir durante um temporal, pois a visibilidade pode ser extremamente prejudicada e as estradas podem ficar escorregadias. Se estiver dirigindo e encontrar uma área alagada, não tente atravessar.
Desligue Equipamentos Elétricos: Desligue aparelhos eletrônicos e evite o uso de eletricidade durante o temporal para reduzir o risco de choques elétricos em caso de raios.
Mantenha uma Fonte de Informação: Tenha uma rádio a pilhas ou outro dispositivo que possa fornecer informações, caso a energia seja interrompida. Isso o manterá informado sobre as atualizações e instruções das autoridades.
Estoque de Emergência: Mantenha um kit de suprimentos de emergência com água potável, alimentos não perecíveis, lanternas, pilhas, medicamentos e itens básicos de primeiros socorros.
Evite Áreas de Risco: Não se aproxime de rios transbordados, encostas íngremes ou áreas sujeitas a deslizamentos de terra. Fique longe de cabos elétricos caídos.
Comunique-se: Mantenha contato com familiares, amigos e vizinhos para garantir que todos estejam seguros. Ajude os vizinhos mais vulneráveis, se possível.
Não Atravesse Áreas Alagadas: Evite caminhar ou dirigir em áreas alagadas, pois a profundidade e a força da água podem ser enganosas. Água em movimento pode facilmente derrubar pessoas e veículos.
Após o Temporal: Após o temporal, avalie a sua casa ou local onde você está abrigado para garantir que não haja danos estruturais. Se necessário, acione as autoridades ou profissionais para ajudar a lidar com quaisquer problemas.
Lembrando que a segurança pessoal deve ser sempre a prioridade. Se a situação parecer muito perigosa, procure abrigo imediatamente e siga as instruções das autoridades locais.
LEIA APÓS A PUBLICIDADE:
A Sudati, empresa de destaque no setor de madeira industrializada, anunciou nesta semana uma reestruturação pontual no quadro de colaboradores, como ...
Marini Compensados anuncia férias coletivas para mais de 600 trabalhadores
Leia após a publicidade:
Indústria busca alternativas enquanto acompanha cenário de tensão comercial entre Brasil e ...