17/01/2022
Leia Após a Publicidade:
Depois de um longo período sem chuvas e com a temperatura máxima acima da média nos últimos dias, a semana começa com retorno da umidade para parte do Sul do Brasil, segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, os modelos confirmam as previsões anteriores e o extremo sul do Rio Grande do Sul deve receber chuvas já nesta segunda-feira (17). Devido as temperaturas elevadas dos últimos dias, a especialista afirma que a chuva chega em forma de tempestade e com risco de queda de granizo em toda área.
Publicidade:
“Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, afirma o aviso publicado na página do Inmet.
Andrea acrescenta ainda que as chuvas devem trazer certo alívio para a região, mas que a distribuição deverá manter as características de Verão, ou seja, com irregularidade nos volumes e sem atingir todas as regiões do estado. Um sistema de baixa pressão na atmosférica e o deslocamento de uma frente fria passando pela Argentina e pelo Uruguai vai favorecer a formação de nuvens carregadas na região.
Publicidade:
A parte oeste do Rio Grande do Sul ainda vai sentir os impactos da onda de calor e os termômetros devem bater a casa dos 40 graus novamente nesta segunda-feira (17). A tendência é que a onda de calor comece a perder força a partir de terça-feira (18). “Risco à saúde. Temperatura 5ºC acima da média por período de 03 até 05 dias”, alerta o Inmet para esta segunda.
Segundo o modelo do Cosmo do Inmet, as chuvas desta semana não devem avançar com volumes significativos para Santa Catarina e Paraná. O modelo mostra que apenas a faixa leste dos dois estados devem ter chuvas mais expressivas.
Publicidade: