05/03/2024

Retrocesso: Lula assina projeto de regulamentação para trabalhadores de aplicativos

Governo propõe regulamentação do trabalho de motoristas de aplicativo: impactos para aplicativos e trabalhadores

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Na última segunda-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma proposta de projeto de lei que visa regulamentar o trabalho dos motoristas de aplicativo no Brasil. A medida, que será enviada para votação no Congresso Nacional e entrará em vigor após 90 dias de sua aprovação, propõe uma série de direitos e deveres tanto para os motoristas quanto para as empresas que operam essas plataformas.

 

Uma das principais mudanças propostas é o estabelecimento de um valor mínimo a ser pago por hora de trabalho, fixado em R$ 32,90, garantindo assim uma renda mínima de R$ 1.412 para os motoristas. Além disso, o projeto prevê a criação da categoria “trabalhador autônomo por plataforma”, que proporciona aos motoristas a autonomia na escolha de horários e plataformas de trabalho, mas com a garantia de direitos trabalhistas, como contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e direito a auxílio-maternidade para mulheres motoristas.

No entanto, apesar das intenções de oferecer mais segurança e garantias aos trabalhadores dessa categoria, a proposta também levanta preocupações e possíveis impactos negativos tanto para os aplicativos quanto para os próprios motoristas.

 

 

Para as empresas de aplicativos, a regulamentação pode representar um aumento significativo nos custos operacionais. O estabelecimento de um valor mínimo por hora de trabalho e a obrigação de contribuir para o INSS significam uma mudança no modelo de negócio dessas empresas, que até então se beneficiavam da flexibilidade e ausência de encargos trabalhistas associados aos motoristas. Isso poderia levar a um aumento nas tarifas para os usuários, reduzindo assim a atratividade e competitividade dos aplicativos.

Já para os motoristas, apesar da garantia de direitos trabalhistas, como contribuição à previdência e auxílio-maternidade, a imposição de uma jornada máxima de trabalho e a obrigatoriedade de contribuir com parte dos ganhos para despesas operacionais, como celular, combustível e manutenção do veículo, podem reduzir a flexibilidade e autonomia que inicialmente atraíram muitos profissionais para essa modalidade de trabalho. Além disso, a falta de acordo de exclusividade pode aumentar a concorrência entre os motoristas, reduzindo assim os ganhos individuais.

 

 

Outra preocupação é o impacto que a regulamentação pode ter sobre os aplicativos de menor porte e aqueles que estão começando no mercado. O aumento dos custos operacionais pode dificultar a entrada de novas empresas no setor, reduzindo assim a inovação e a competição no mercado de transporte por aplicativo.

Diante disso, enquanto o projeto de lei busca equilibrar os direitos dos trabalhadores com as necessidades das empresas de aplicativos, é importante considerar cuidadosamente os potenciais impactos econômicos e sociais de sua implementação. O diálogo entre governo, empresas e trabalhadores deve continuar para garantir que as regulamentações propostas promovam um ambiente de trabalho justo e equitativo para todos os envolvidos.