O meteorologista Piter Scheuer acredita que mais um tornado atingiu a região Oeste de Santa Catarina, mas desta vez o interior de Seara, a cerca de 45 km de Chapecó, no início da manhã desta terça-feira (21)
Continua após publicidade
O cone do tornado atingiu a linha Celso Ramos. O meteorologista acredita que o fenômeno foi de categoria F1 na escala Fujita, com força moderada, mas suficiente para arremessar um carro para fora da estrada.
Publicidade
Scheuer analisou imagens que evidenciam a “assinatura” do tornado. As fotos mostram dezenas de árvores derrubadas e quebradas ao meio. Os dados foram enviados à Defesa Civil de Santa Catarina.
“Através da vegetação, imagens de radar e a estrutura da atmosfera, acredito que um tornado atingiu no interior. Isso também por conta da propagação de área de instabilidade associada ao deslocamento de uma frente fria, o que reforçou a propagação de uma supercélula”, detalhou Scheuer.
Publicidade:
A força do vento provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica em diversas comunidades do interior. Algumas casas foram destelhadas. Na cidade também houve destelhamentos, queda de árvores e falta de luz. Não há registro de pessoas feridas. O bairro mais atingido foi o Garghetti, onde houve incêndio na rede elétrica, por conta de um raio, e destelhamentos.
Na linha Rui Barbosa um chiqueiro foi destelhado. Entre Sagrado Coração e Ariranhazinha dezenas de eucaliptos foram retorcidos e derrubados pelo vento. Algumas árvores foram arrancadas. A estrada entre as comunidades chegou a ficar boqueada, mas agora está liberada.
Fonte Oeste Mais