01/12/2021

Ômicron: conheça os cinco sintomas da nova variante do coronavírus

Leia Após Publicidade:

Descoberta na semana passada na África do Sul e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de preocupação (VOC), a Ômicron chegou ao Brasil. A nova cepa foi identificada em São Paulo. O que se sabe até agora é que os sintomas da Ômicron são diferentes dos da Delta, a responsável pela maioria dos casos recentes de Covid-19 no mundo.

Perguntas e respostas:  O que já se sabe sobre a variante Ômicron

Publicidade:

A médica Angelique Coetzee, que atendeu a vários pacientes com a nova variante antes de ela ser descoberta, percebeu uma mudança nos sintomas apresentados pelos doentes. Segundo ela, que também é presidente da Associação Médica da África do Sul, os sintomas da Ômicron relatados pelos pacientes foram:

Saiba mais após Publicidade:

cansaço;

dores musculares;

“coceira na garganta” ou “garganta arranhando”;

febre baixa (em poucos casos);

tosse seca (poucos casos).

Publicidade:

O que há de diferente?

Publicidade:


Nos casos analisados, constatou-se que a variante é portadora de dezenas de mutações genéticas que podem afetar os índices de contágio e de letalidade. A OMS, entretanto, afirmou que ainda não há estudos suficientes para afirmar as propriedades da Ômicron, mas que já existem esforços científicos acelerados para estudar as amostras. Um time de cientistas de universidades da África do Sul está decodificando o genoma da Ômicron, juntamente com dezenas de outras variantes do novo coronavírus.

Publicidade:

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.