XIª Conferência Municipal de Saúde de Palmas elege Delegados para Conferência Estadual e define prioridades
Leia após a publicidade
Carla Regina Wingert de Moraes, Rodrigo Kohl Ribeiro e Sônia Boese da Silva foram eleitos delegados para a Conferência Estadual que ocorrerá em maio.
XIª Conferência Municipal de Saúde de Palmas elege Delegados para Conferência Estadual e define prioridades
02/03/2023
Carla Regina Wingert de Moraes, Rodrigo Kohl Ribeiro e Sônia Boese da Silva foram eleitos delegados para a Conferência Estadual que ocorrerá em maio.
A presidente Paula Mariane Langaro cumpriu com excelência sua missão, qual seja, organizar a XIª Conferência Municipal de Saúde de Palmas. Para ela, a Conferência foi um sucesso. “Se não tivéssemos feito esta Conferência, teríamos perdido investimentos importantes, os quais só seriam o obtidos daqui quatro anos”, destacou.
Desta forma foram debatidas, votadas e aprovadas as prioridades de Palmas, bem como eleitos os delegados e suplentes para a Conferência Estadual, que ocorrerá em maio. Carla Regina Wingert de Moraes, Rodrigo Kohl Ribeiro e Sônia Boese da Silva foram eleitos delegados para a Conferência Estadual, ao passo que Frederico Caminha Neto , Kelen Scherer e Ronivon Deres foram escolhidos como suplentes.
Foram aprovadas as seguintes prioridades para Palmas:
Buscar recursos para Construção da UBS no Paraíso do Sul com atendimento da Margem e São Lourenço E atendimento pela equipe, quinzenal no Assentamento do Recanto Bonito. Contemple espaço odontológico; – Instalação de um mamógrafo que foi acordado entre a prefeitura, rede feminina de combate ao câncer a ser instalado no Instituto Santa Pelizzari; – Educação em saúde direcionada para a população; Preservar a autonomia de cada profissional respeitando as diretrizes da APS; -Divulgação das equipes de APS, bem como divulgar informações dos atendimentos prestados;
Estimular educação em saúde em escolas e instituições públicos, informar o fluxo de atendimentos e estratificação fixa; – Manter a capacitação dos profissionais da saúde visando o bom atendimento em APS; – Capacitação para os conselheiros de saúde; – Vigilantes para unidades de saúde; – Encaminhamento para infraestrutura; – Construção de UBS no Bairro São Francisco; – Recriação do Banco de Sangue; – Rx laudo e imagem entregue para o paciente; – Recriação do IML. Em não sendo deferida esta proposta, propõe-se a instalação de um posto equipado com viatura e técnicos para a imediata remoção de corpos com necessidade de intervenção científica; – Ampliação do CAPS atual e a criação de uma rede de saúde mental com credenciamento de leitos no Hospital, com internação que obedeça às fases de Desintoxicação, apoio e motivação e reabilitação, visando diminuir as reinternações; – Realizar um curso de formação de auxiliar e técnico em Saúde Bucal; – Investimentos em Saneamento Básico (rede de esgoto) e outras obras de infraestrutura; – Realizar levantamento epidemiológico em saúde bucal; O momento é pertinente devido ao levantamento SB-Brasil 2022 Que será divulgado este ano. É necessário para saber se políticas atuais estão funcionando; – Reestruturar a rede de atendimentos odontológicos municipal. Revisar a estrutura para tratamento odontológico e enviar equipe periodicamente aos assentamentos.
Reformular o cronograma de atendimento dos assentamentos para que a equipe odontológica se desloque juntamente a equipe médica; – Aumento do efetivo de ACS E ACE (Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias); – Curso de capacitação em Libras para os profissionais da saúde, em parceria com o IFPR; – Implementar os serviços da alta complexidade em saúde mental com equipe mínima de CAPS e de acordo com a realidade do município (passar a CAPS-II) e implantar CAPS-AD; – Implantar centro de acolhimento e reabilitação de pacientes oncológicos no município; – Implementar ações de capacitação em saúde mental na atenção básica inclusive para os cuidados familiares após alta de internação ou tratamento Ampliar o trabalho preventivo nas UBS’s para reduzir os encaminhamentos ao CAPS, através da capacitação dos profissionais da atenção primária. Reforçar a Rede de Agentes Comunitários de Saúde para captação precoce dos casos. Aumentar número de consultas com psiquiatra; – Reforma, manutenção preventiva e corretiva das UBS e demais serviços de saúde do Município; – Construção de uma unidade de saúde nova que atenda os padrões sanitários vigentes; – Aumento da periodicidade das visitas da ESF as localidades do interior, Incentivo a formação e qualificação de profissionais de saúde residentes nas áreas do interior, fortalecimento do programa Bom Doutor nas localidades do interior, criação em concurso publico de vagas destinadas a localidade do interior; – Criação de equipe multidisciplinar para atendimento dos pacientes da oncologia no âmbito municipal Busca pela oferta de novos credenciamentos para atendimentos de consulta, tratamentos e cirurgias oftalmológicas Criação de um programa de educação permanente visando o atendimento humanizado ao publico; – Reestruturação das equipes diminuindo a sobrecarga de trabalho Busca pela oferta de novos credenciamentos para atendimentos de consulta especializada em saúde mental Implementação da rede de atenção a saúde mental e atualização de linha de cuidados Reestruturação dos fluxos de atendimento com a reorganização da rede de atenção a saúde; – Criação de um centro especializado de reabilitação com equipe multiprofissional exclusiva. Construção de um serviço de hemodiálise regional que atenda a microrregião de palmas Ampliar o número de vagas para o profissional Farmacêutico disponibilizando um profissional em cada UBS com horário integral, para viabilizar a implantação do cuidado farmacêutico Revisar, reajustar e reformular a tabela SUS (SIGTAP) com ajustes financeiro e incremento de incentivo financeiro para custear diagnósticos e tratamentos; – Aumentar os repasses e disponibilizar os recursos de acordo com a realidade de cada região/município Construção de um hospital regional que atenda a microrregião de Palmas; Reorganizar equipes de estrategia de saúde da família (ESF); – Ampliar as ações de controle de Zoonozes para redução populacional de animais de rua.
LEIA APÓS A PUBLICIDADE:
A Sudati, empresa de destaque no setor de madeira industrializada, anunciou nesta semana uma reestruturação pontual no quadro de colaboradores, como ...
Marini Compensados anuncia férias coletivas para mais de 600 trabalhadores
Leia após a publicidade:
Indústria busca alternativas enquanto acompanha cenário de tensão comercial entre Brasil e ...